Evento

Dia do Desafio: confira como foi o evento na Praça do Mallet

Dia do Desafio: confira como foi o evento na Praça do Mallet

Foto: Eduardo Ramos

O Dia do Desafio 2023, promovido pelo Sesc de Santa Maria, começou com muito alongamento, ginástica e dança. As ações iniciaram a partir das 8h30min na Praça do Mallet no Passo D’Areia. A iniciativa tem como propósito conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde física e mental, além de incentivar a prática regular de exercícios para melhorar a qualidade de vida. 

Escolas, grupos de terceira idade, academias e centros de treinamento integraram a atividade. A aposentada Fátima Medeiros, de 63 anos, já participava das atividades do Sesc e não deixou passar mais uma oportunidade. Ela conta que faz muito bem conviver em grupo: 

– A gente se sente viva com essas atividades. Faz muito bem para a autoestima. Quando ficamos mais velhas, a convivência com outras pessoas diminui e essas atividades são importantes para conviver com outros grupos. 

Nesta edição do projeto, a ideia é estimular o compartilhamento de um estilo de vida ativo. Para isso, foi criada a campanha “DDD+1”, que incentiva os participantes a convidar um amigo para praticar, ao menos, 15 minutos de exercício físico. E para instigar sua rede de amigos no Facebook a aposentada Aguida Aita, de 71 anos, participou da atividade e já postou foto: 

– Sempre participo de todas as atividades do Sesc e gosto bastante. Nos encontramos com nossos amigos e colegas para conversar. 

Solidariedade

A tradicional competição amistosa entre cidades, para saber quem mobilizou mais pessoas no incentivo da prática de exercícios físicos, não ocorreu este ano. Segundo Flávio Dias, diretor do Sesc Santa Maria, a disputa deixou de ser feita em razão da demora dos outros municípios participantes em entregar o número de participantes. A boa notícia é que agora o dia do desafio tem um foco solidário, como explica o diretor:

– Onde tem unidades do Sesc no estado, a gente poderia escolher um espaço de lazer ou espaço esportivo para revitalizar.  No caso da pracinha do Parque Itaimbé, ela estava em desuso. Não tinha condições de uso. Conversamos com a prefeitura municipal, que prontamente foi parceira do SESC, e juntos conseguimos entregar a pracinha totalmente nova e remodelada e, pronta para o uso da comunidade.

O Desafio Solidário também arrecadou caixinhas de leite UHT para o programa Mesa Brasil Sesc. A atividade ocorreu durante todo o mês de maio em diversos pontos espalhados pela cidade.

A data

O Dia do Desafio foi criado nos anos 1980, no Canadá, com a proposta de despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e atividades físicas, por meio de uma competição saudável entre municípios. No Brasil, o Sesc coordena o movimento desde 1995. O DDD é realizado sempre na última quarta-feira do mês de maio e envolve poderes públicos, instituições privadas e cidadãos, todos trabalhando para mobilizar o maior número de pessoas.

Programação Dia do Desafio

  • Data: 31/05 (quarta-feira)
  • Local: Praça do Mallet (Bairro Passo D’Areia)

Programação

  • 8h às 17h - Desafio da Esteira;  
  • 8h - Alongamento e caminhada (Maturidade Ativa);
  • 8h - Treinamento Funcional (CT Medianeira – Ítalo Ribeiro);
  • 9h - Cerimônia de Abertura Oficial do Dia do Desafio;
  • 9h30min às 17h – Pista de Velocidade com Fabiano Peçanha;
  • 9h30min às 10h30min – Ginástica Aeróbica (Elisa CDM);
  • 9h30min - Câmbio (Grupos do CDM e Maturidade Ativa);
  • 10h30min às 11h30min - Funcional Dance (NEMAEFS/PRÓ-SAÚDE – UFSM - Prof.ª Luciane)
  • 14h - Apresentação Coral e Percussão (Maturidade Ativa)
  • 15h - Treinamento Funcional (NEMAEFS/PRÓ-SAÚDE – UFSM - Prof.ª Luciane)
  • 16h - Alongamento e caminhada;
  • 17h - Apresentação Karatê Shotokan, academia Chiappa, associação ryu-bu-koshy;
  • 17h20min - Aula de Zumba – Academia Chiappa.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

POR

Thays Ceretta

thays.ceretta@diariosm.com.br

Projeto de lei propõe interrupção de jogos esportivos quando houver condutas racistas Anterior

Projeto de lei propõe interrupção de jogos esportivos quando houver condutas racistas

Jarro é suspenso do futebol por dois anos pela participação em esquema de manipulação de resultados e outras 5 notícias Próximo

Jarro é suspenso do futebol por dois anos pela participação em esquema de manipulação de resultados e outras 5 notícias

Geral